A nossa Região

Terra Fria é o nome que se dá ao território situado no Nordeste Trasmontano, por oposição a outro, a "Terra Quente".

A metade oriental de Trás-os-Montes, correspondente ao Distrito de Bragança, está dividida em dois territórios distintos: a Terra Fria Transmontana e a Terra Quente Transmontana. Os concelhos da Terra Fria incluem os concelhos raianos de VinhaisBragançaVimioso e Miranda do Douro.

Apesar dos nomes, as temperaturas médias registadas nos dois territórios são muito semelhantes, servindo esta divisão mais em termos morfológicos do que propriamente de temperaturas. No entanto, não deixa de ser verdade que nas serras da Terra Fria se registam as temperaturas mais baixas do Nordeste Trasmontano, e até de Portugal.

O Interior Norte de Portugal constitui o território que desde a Baixa Idade Média se tem designado por Trás-os-Montes. A sua extensão e variabilidade possibilitam a distinção de diversas unidades geográficas no seu interior, pelo que, desde finais do século XIX, se produziram algumas propostas de divisão regional que, porém, não têm suscitado a unanimidade (cf. Lemos, 1993, Ia, p. 85-87).

Carne de Porco Bísaro DOP

Bísaro é o nome que se dá nas províncias do centro e Norte do reino ao porco esgalgado pernalto e de orelhas pendentes para distinguir do porco roliço e pernicurto do Alentejo.

Cordeiro Bragançano (DOP)

A carne do Cordeiro Bragançano deve as suas características às condições da terra fria transmontana.

Queijo (DOP)

Queijo português oriundo do distrito de Bragança, na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

Indicação Geográfica Protegida (IGP)

A IGP é a designação de um produto cuja relação com o meio geográfico subsiste pelo menos numa das fases da sua produção, transformação ou elaboração.